Agricultores do Rio Grande do Sul organizam mobilização especial para sexta-feira, 30, com ampliação das manifestações que acontecem desde o dia 13 deste mês. Os protestos reivindicam que o governo federal conceda medidas de apoio aos produtores, visto prejuízos financeiros causados na agricultura em razão de problemas climáticos dos últimos anos. O principal pedido é pela securitização, ou seja, renegociação de dívidas por 20 anos.
O integrante do grupo de produtores SOS Agro, Oldemar Padilha, ressalta que iniciou movimento para realizar concentração em Jóia. Se houver boa adesão, a ideia é organizar uma comissão e falar com Augusto Pestana e Ijuí. Inclusive, sexta-feira poderá ocorrer bloqueio de rodovias gaúchas. Os organizadores da mobilização pedem apoio do comércio, com fechamento de empresas. Existe informação de que em São Luiz Gonzaga, por exemplo, várias lojas não vão abrir.
Oldemar Padilha explica que sexta-feira haverá vencimento de muitos financiamentos de produtores e a maioria não tem dinheiro para honrar esses compromissos, por exemplo, devido à estiagem da safra de verão ada, que causou baixo rendimento da soja. Ele ainda observa que na última reunião do Conselho Monetário Nacional não foi prorrogada nenhuma operação. Padilha também destaca que a orientação é que os agricultores utilizem o Manual de Crédito Rural para pedir prorrogação das dívidas com as mesmas condições de juros do contrato original.